Rad Racer — Nasir Gebelli’s Stellar Highway

Hironobu Sakaguchi eternizou seu nome na história com a lendária série Final Fantasy, porém, antes de se dedicar ao jogo que originaria uma das franquias mais bem-sucedidas de todos os tempos, ele esteve envolvido em um projeto bastante diferente. Corredor Radical – conhecido como Estrela da Estrada no Japão – foi um impressionante jogo de corrida que surgiu do talento de um programador iraniano.

Morando nos Estados Unidos para escapar da Revolução Iraniana, Nasir Gebelli estudava ciência da computação e era um entusiasta dos jogos lançados na Era de Ouro dos Fliperamas. Após demonstrar um programa de slideshows que havia desenvolvido, ele chamou a atenção de Jerry Jewell, proprietário de uma loja que estava fundando uma empresa de desenvolvimento de jogos. Gebelli acabou trabalhando na Sirius Software, onde programou diversos jogos para o Apple II, incluindo o Ambos os Barris.

Gebelli logo se destacou, com várias de suas criações figurando entre os 30 títulos mais vendidos de 1981. Em 1982, fundou sua própria empresa de desenvolvimento, a Gebelli Software, porém, com o Crash dos Games em 1983, a empresa não conseguiu se manter e ele precisou fechar as portas. Após um período sabático, Gebelli voltou ao mundo dos videogames em 1986 e foi apresentado ao Nintendo Entertainment System.

Após uma reunião com o fundador da Square, Masafumi Miyamoto, Gebelli foi contratado para criar um jogo que aproveitasse os óculos 3D disponíveis para o NES japonês. Dedicado a desenvolver o Radical Racer, ele contou com a ajuda de Takashi Tokita, Hiromichi Tanaka e da artista Kazuko Shibuya, juntamente com outros membros da equipe, incluindo Hironobu Sakaguchi.

O Radical Racer foi um desafio para Gebelli devido à simulação do movimento da estrada, que ele resolveu desenhando linha por linha para criar a sensação de tridimensionalidade. O jogo foi lançado em agosto de 1987 e recebeu grande elogios, com vendas chegando a 1,95 milhões de cópias. O sucesso do jogo resultou em uma participação no filme The Wizard e uma sequência, Rad Racer II.

Após trabalhar na Square até 1993, Gebelli se aposentou e mudou-se para Sacramento, Califórnia, onde permanece até hoje. Sua influência em diversos game designers, incluindo Sakaguchi, é reconhecida como crucial para suas carreiras.

Confira outros Artigos do Nosso Blog

MAPA DE COBERTURA