O PowerToys será enriquecido com o recurso Workspaces, que permitirá abrir múltiplos aplicativos do Windows 11 com um único clique. Além disso, o atalho organizará automaticamente esses aplicativos na mesma tela ou em múltiplos monitores. O ícone criado será exibido na área de trabalho, como se fosse um programa convencional.
A Microsoft demonstrou essa novidade durante uma apresentação para a comunidade de desenvolvedores. Clint Rutkas, um dos líderes de desenvolvimento da empresa, confirmou as informações em sua conta no antigo Twitter.
Embora os Workspaces tenham sido apresentados para desenvolvedores, é possível imaginar que esse recurso será útil para qualquer pessoa que utilize o Windows 11.
Se você costuma abrir um navegador e um editor de texto e colocá-los lado a lado para realizar pesquisas e escrever (como eu, por exemplo), poderá criar um atalho para isso, agilizando a organização da sua área de trabalho.
A Microsoft está trabalhando nesse recurso e planeja lançá-lo na versão 0.84 do PowerToys, ainda sem previsão de lançamento. A versão atual, 0.83, foi disponibilizada em 30 de julho.
PowerToys é o “canivete suíço” do Windows 11
O PowerToys é uma ferramenta versátil da Microsoft, lançada ainda na era do Windows 95. Esta ferramenta oferece diversos recursos experimentais que visam a agilizar tarefas e fornecer mais opções de personalização aos usuários do sistema.
O apelido de “canivete suíço” não é à toa. Os recursos são variados: é possível identificar cores, renomear arquivos seguindo regras, desativar microfone e webcam com atalhos de teclado, medir partes da tela em pixels e até mesmo usar o ChatGPT ao colar um texto, tudo isso em um único programa.
As FancyZones são, sem dúvida, o grande destaque do PowerToys. Com elas, é possível definir layouts personalizados de janelas para facilitar a organização de vários programas. Os Workspaces parecem ser uma extensão natural disso.
Com informações: Neowin, The Verge