Elon Musk confirmou nesta segunda-feira (22) que a Tesla já está produzindo robôs humanoides para uso interno na empresa no próximo ano. As informações são da Reuters e foram discutidas no Olhar Digital.
Os robôs serão inicialmente fabricados para uso interno e, posteriormente, serão disponibilizados para outras empresas em 2026. A Tesla vem desenvolvendo seu robô humanoide há vários anos como parte de seus esforços para expandir para a robótica e inteligência artificial da empresa.
Musk, CEO da Tesla, afirmou em uma postagem no antigo Twitter, agora chamado X, que acredita que os robôs humanoides serão “genuinamente úteis”. A empresa tem como objetivo usar os robôs na produção de seus carros de forma mais eficiente, para realizar tarefas difíceis e reduzir a escassez de mão de obra.
Elon Musk já havia apresentado um protótipo de robô humanoide chamado Optimus em 2022, que deu alguns passos, acenou para uma multidão e executou movimentos básicos de dança. Ele também demonstrou um modelo mais elegante, mas não funcional, que afirmou estar mais próximo da produção. Os robôs humanoides, uma extensão da tecnologia de carros autônomos da Tesla, têm empolgado alguns investidores. O bilionário deseja posicionar a Tesla como uma empresa de IA, exibindo seus robôs e automação automotiva.
Aqui estão os detalhes do robô Optimus: [detalhes do robô].
Precisaremos aguardar para ver se o cronograma anunciado nesta segunda será cumprido, pois Elon Musk tem a reputação de anunciar prazos que nem sempre são seguidos à risca. Ele chegou a afirmar em uma teleconferência de resultados em abril que o Optimus seria capaz de concluir as tarefas infernas da Tesla até o final deste ano e estar à venda no próximo ano, um prazo que já foi estendido para o ano seguinte.