Okami: Uma obra-prima que poderia ter sido aprimorada

Sempre que se discute sobre a disseminação cultural proporcionada pelos videogames, um dos primeiros títulos que vem à mente é Okami. Inspirado no folclore japonês, este jogo do Clover Studio nos transportava para a pele de Amaterasu, a deusa shinto do sol, e tornou-se um dos favoritos para os jogadores de PlayStation 2. No entanto, apesar da qualidade entregue, o diretor acredita que a obra ficou aquém do seu potencial.

A declaração franca e um tanto surpreendente foi feita por Hideki Kamiya durante uma conversa com Ikumi Nakamura, artista que trabalhou no desenvolvimento de Okami e com o diretor na Tango Gameworks. Atualmente no estúdio Unseen, ela mantém um canal no YouTube onde convida outros profissionais da área para discutir a indústria, e com Kamiya, grande parte da conversa foi centrada no jogo em que assumimos o controle da deusa em forma de lobo.

Segundo o diretor, no início do desenvolvimento de Okami, ele estava impressionado com o remake de Resident Evil para o GameCube e o seu nível de realismo. Assim, a ideia era criar um jogo com temática mais leve do que um de terror, mas com um desempenho adequado no console da Sony. Foi então que o designer de personagens Kenichiro Yoshimura desenhou a protagonista usando um pincel, o que conquistou a equipe e levou a uma mudança de direção no projeto, influenciando até mesmo a jogabilidade com o pincel mágico se tornando a principal ferramenta do título.

No entanto, apesar do jogo ter sido aclamado pela crítica, Kamiya lamentou a falta de tempo para desenvolver uma história mais extensa e um produto mais refinado. Ele ponderou sobre a falta de paixão de alguns membros da equipe pelo projeto, em contraste com o comprometimento uniformemente alto visto em outros projetos que ele havia trabalhado anteriormente. Kamiya revelou que, apesar das críticas, o jogo teve um fraco desempenho comercial inicialmente, com a desenvolvedora fechando as portas em 2007, poucos meses após o lançamento de Okami.

O jogo acabou recebendo uma remasterização em 2012, que impulsionou suas vendas consideravelmente. Atualmente, a franquia alcançou a marca de 4 milhões de cópias vendidas, com o OkamiHD disponível em várias plataformas. Apesar das críticas feitas pelo seu criador, Okami continuará sendo lembrado pelos momentos fantásticos proporcionados ao lado da deusa Amaterasu.

Confira outros Artigos do Nosso Blog

MAPA DE COBERTURA