Sempre que se discute sobre a disseminação cultural proporcionada pelos videogames, um dos primeiros títulos que vem à mente é Okami. Inspirado no folclore japonês, este jogo do Clover Studio nos transportava para a pele de Amaterasu, a deusa shinto do sol, e tornou-se um dos favoritos para os jogadores de PlayStation 2. No entanto, apesar da qualidade entregue, o diretor acredita que a obra ficou aquém do seu potencial.
A declaração franca e um tanto surpreendente foi feita por Hideki Kamiya durante uma conversa com Ikumi Nakamura, artista que trabalhou no desenvolvimento de Okami e com o diretor na Tango Gameworks. Atualmente no estúdio Unseen, ela mantém um canal no YouTube onde convida outros profissionais da área para discutir a indústria, e com Kamiya, grande parte da conversa foi centrada no jogo em que assumimos o controle da deusa em forma de lobo.
Segundo o diretor, no início do desenvolvimento de Okami, ele estava impressionado com o remake de Resident Evil para o GameCube e o seu nível de realismo. Assim, a ideia era criar um jogo com temática mais leve do que um de terror, mas com um desempenho adequado no console da Sony. Foi então que o designer de personagens Kenichiro Yoshimura desenhou a protagonista usando um pincel, o que conquistou a equipe e levou a uma mudança de direção no projeto, influenciando até mesmo a jogabilidade com o pincel mágico se tornando a principal ferramenta do título.
No entanto, apesar do jogo ter sido aclamado pela crítica, Kamiya lamentou a falta de tempo para desenvolver uma história mais extensa e um produto mais refinado. Ele ponderou sobre a falta de paixão de alguns membros da equipe pelo projeto, em contraste com o comprometimento uniformemente alto visto em outros projetos que ele havia trabalhado anteriormente. Kamiya revelou que, apesar das críticas, o jogo teve um fraco desempenho comercial inicialmente, com a desenvolvedora fechando as portas em 2007, poucos meses após o lançamento de Okami.
O jogo acabou recebendo uma remasterização em 2012, que impulsionou suas vendas consideravelmente. Atualmente, a franquia alcançou a marca de 4 milhões de cópias vendidas, com o OkamiHD disponível em várias plataformas. Apesar das críticas feitas pelo seu criador, Okami continuará sendo lembrado pelos momentos fantásticos proporcionados ao lado da deusa Amaterasu.