A Branch Metrics, proprietária do Nova Launcher, demitiu quase todos os funcionários responsáveis pelo aplicativo. Kevin Barry, criador do aplicativo – um dos substitutos mais populares para a tela inicial do Android – é o único que permanece na empresa, enquanto cerca de uma dezena de pessoas foram dispensadas.
No Reddit, Barry expressou sua decepção, mas afirmou que continuará desenvolvendo o Nova Launcher, com uma parte do projeto Nova 8.1 já concluída. No entanto, ele reconhece que precisará reduzir o escopo do planejado. O aplicativo não conta mais com equipes de suporte ou relações públicas.
A Branch Metrics é uma empresa especializada em links entre aplicativos e em métricas sobre o uso desses links. Ela adquiriu o Nova Launcher em 2022, deixando alguns usuários preocupados com o futuro da ferramenta.
Também no Reddit, um usuário comentou: “É triste, mas estou mais surpreso que eles tinham uma equipe até agora. O desenvolvimento tem sido muito lento, para dizer o mínimo”. Outro concordou: “O desenvolvimento desacelerou para praticamente nada nos últimos anos – estranhamente, desde a aquisição”.
Na conta do Nova no X (antigo Twitter), Rob Wainwright, outro veterano do desenvolvimento, explicou que a Branch demitiu mais de cem pessoas. Entre elas, cerca de uma dezena de pessoas envolvidas no Nova.
O Nova já foi um sucesso, mas o interesse está diminuindo
O Nova Launcher é um substituto para a tela inicial do Android. Este tipo de aplicativo fez muito sucesso no meio dos anos 2010, quando muitos smartphones vinham de fábrica com alterações questionáveis na qualidade do sistema. Trocar essa parte da interface era uma maneira de obter mais opções de personalização, recursos e evitar o bloatware.
Nos últimos anos, o interesse por lançadores personalizados para Android parece ter diminuído. As fabricantes melhoraram a qualidade do software, reduzindo a necessidade de recorrer a um aplicativo de terceiros. Paralelamente a isso, o Google removeu recursos do Android que eram usados por esse tipo de aplicativo, como o suporte nativo a gestos.
Com informações: Android Authority