Muitas empresas estão interessadas em investir no carregamento ultra-rápido de carros elétricos, embora muitas dessas tecnologias estejam em fase de pesquisa. No entanto, uma empresa aparenta estar na dianteira para tornar realidade o cenário de carregar um veículo elétrico em apenas dez minutos.
Nesta semana, a fabricante chinesa Zeekr revelou que sua nova bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 800V será integrada ao sedã elétrico 007, o qual será lançado em breve. A Zeekr vem avançando na tecnologia de baterias há alguns anos, tendo sido pioneira no uso da bateria de longo alcance Qilin da CATL em 2022. Posteriormente, em dezembro de 2023, apresentou uma bateria LFP que prometia carregar 500 km de autonomia em 15 minutos.
Agora, a Zeekr está atualizando o sedã elétrico 007 para a versão 2025, com uma nova bateria que promete atingir de 10 a 80% de carga em apenas 10 minutos. Além disso, a nova bateria também promete desempenho eficiente em temperaturas baixas, carregando de 10 a 80% em 30 minutos mesmo a -10 °C.
Embora a capacidade exata da nova bateria não tenha sido revelada pela Zeekr, espera-se que mantenha os 75 kWh da versão anterior, proporcionando uma autonomia de mais de 680 km. Com isso, seria possível obter cerca de 480 km em apenas 10 minutos de carga, aproximando-se cada vez mais da conveniência oferecida pelos postos de gasolina para veículos que utilizam combustíveis fósseis.
Comparando com concorrentes do mercado, a nova bateria da Zeekr se destaca pela rapidez, superando o tempo de carregamento do Zeekr 001 com a bateria Shenxing de 11 minutos e 28 segundos, e ficando próximo ao tempo de 10 minutos e 36 segundos do Mega MPV da Li Auto. Enquanto isso, a fabricante chinesa de baterias Gotion anunciou uma bateria que pode carregar 80% em 9,8 minutos, embora ainda não esteja disponível em veículos de produção. Nos Estados Unidos, o Hyundai Motor Group lidera com tempos de carregamento de aproximadamente 18 minutos para 10 a 80% em modelos como o Hyundai Ioniq 6 e o Kia EV6. A Tesla também afirma carregar 200 milhas (aproximadamente 322 km) em 15 minutos.
Uma bateria de carregamento rápido só se torna vantajosa se houver uma ampla rede de carregadores compatíveis disponíveis. Por isso, a Zeekr está expandindo sua rede de carregamento ultrarrápido na China e planeja dobrar o número de estações de 500 para mil até o final de 2024, com uma meta de alcançar 10 mil carregadores até 2026. Uma versão atualizada do Zeekr 007 está prevista para chegar em 2025, com a promessa de um carregamento ultra-rápido.