SANTA CLARA – O treinador Dorival Júnior fará uma alteração na escalação da seleção brasileira para a partida contra a Colômbia hoje às 22h (horário de Brasília) no Levi’s Stadium. Preocupado com a ofensividade do lateral Johan Mojica, do Osasuna, e do atacante Luis Díaz, do Liverpool, no lado esquerdo, o treinador optou por colocar o atacante Raphinha, que havia jogado apenas 18 minutos na vitória sobre o Paraguai, no lugar de Savinho.
🗣️ @placar INFORMAÇÃO:
Dorival altera a escalação inicial da seleção 🇧🇷 para enfrentar a Colômbia.
❌Sai: Savinho
✅Entra: RaphinhaA entrada de Raphinha é também tática para ajudar na marcação do lado esquerdo com as subidas de Mojica. foto.twitter.com/qJAgQTRPYV
— Leandro Quesada (@leandroquesada) 2 de julho de 2024
Titular no empate sem gols contra a Costa Rica na estreia do torneio, Raphinha havia perdido a posição para Savinho, destaque na vitória por 4 a 1 sobre o Paraguai. No entanto, Raphinha é considerado mais apto para auxiliar Danilo na marcação.
Apesar da temporada ruim do Barcelona, o ex-técnico Xavi Hernández elogiou publicamente a dedicação do jogador: “Sua mentalidade e comprometimento com o grupo. A melhora do time acontece aqui, porque todos pensam na equipe antes de si. A partir disso, surgem as individualidades”, declarou em abril, após a vitória do clube espanhol sobre o PSG na Liga dos Campeões.
Antes do jogo, Dorival afirmou que só faria “alterações conforme a necessidade da partida” e não tinha intenção de poupar jogadores, mesmo com alguns deles correndo risco de suspensão por cartão amarelo.
“Vamos fazer alterações conforme a necessidade do jogo. Estamos estudando bastante a equipe colombiana, que é excelente e possui jogadores em grandes clubes do futebol mundial. Vamos montar a melhor escalação possível. Não há a ideia de poupar jogadores neste momento. Queremos o melhor resultado nesta fase da competição”, disse o treinador.
“Estamos avaliando exatamente isso (risco de lesões). Acredito que ao longo deste período de preparação, o equilíbrio para não sobrecarregar é fundamental. Não tivemos lesões até agora, o que chamou muito a atenção de todos. Alterações serão feitas de acordo com a necessidade, seja por questões táticas ou técnicas”, completou.
LEIA MAIS:
A decisão de escalar os titulares, mesmo com o risco de suspensão, foi tomada. Os jogadores que correm esse risco são: Éder Militão, Wendell, Lucas Paquetá e Vinicius Júnior. “Os cartões não serão levados em consideração. Entraremos com a melhor formação possível para buscar o resultado”, justificou Dorival.
A maioria dos jogadores manifestou preferência por jogar em vez de ser poupado para o confronto. Publicamente, apenas o volante Bruno Guimarães se manifestou.
Vinicius Júnior, por exemplo, pediu para jogar, pois acredita que já perdeu uma parte importante da última temporada, de novembro de 2023 a janeiro de 2024.
Nesse período, ele ficou mais de dois meses afastado devido a uma lesão no bíceps femoral da perna esquerda, com envolvimento do tendão distal. Foi a segunda lesão muscular na mesma temporada, visto que ele já havia sofrido outra em agosto de 2023, menos grave.
O Brasil entrará em campo com: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vinicius Júnior.
Para fazer parte da nossa comunidade, siga a PLACAR nas redes sociais.