Dia Nacional da Saúde: saiba mais sobre ONG que utiliza tecnologia para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS)

Na segunda-feira, dia 5, comemora-se o Dia Nacional da Saúde. Esta data, escolhida em homenagem a Oswaldo Cruz, tem como objetivo conscientizar sobre a importância da educação sanitária. O Brasil, sendo o único país do mundo com um sistema público que atende a mais de 100 milhões de habitantes, é uma referência no setor. No entanto, há áreas que precisam ser aprimoradas e a tecnologia pode ser uma grande aliada. A ONG ImpulsoGov tem se dedicado a esse propósito, utilizando inteligência de dados para identificar as principais lacunas nos municípios do país e tem alcançado resultados positivos.
João Abreu, co-fundador e diretor-executivo da ImpulsoGov, explica como o trabalho auxilia o sistema de saúde pública do país por meio da tecnologia: “A ImpulsoGov ajuda o SUS a não deixar ninguém para trás. Apoiamos os governos a melhorarem os serviços de saúde pública utilizando dados e tecnologia. Por meio de diferentes projetos, já auxiliamos gratuitamente mais de 150 municípios, nos quais residem mais de 11 milhões de pessoas que dependem do SUS para ter acesso a qualquer serviço de saúde”.

Leia mais: Plataforma para facilitar a vida dos profissionais do SUS O Impulso Previne é um dos projetos da ImpulsoGov. Essa solução digital e gratuita centraliza dados, análises e recomendações na plataforma sobre os principais indicadores de prevenção em saúde, proporcionando uma apresentação rápida e simplificada para os profissionais do SUS. Por exemplo, quem são as mulheres que ainda não realizaram o exame preventivo de câncer do colo do útero em determinado bairro? Qual é a equipe de saúde responsável por identificá-las e oferecer o exame? Dessa forma, o SUS consegue identificar as principais necessidades em cada local. Atualmente, o Impulso Previne conta com 80 municípios parceiros, atendidos sem custo algum. Ainda há outras 800 cidades na lista de espera que não podem ser atendidas devido às limitações da ONG. Até o final de 2025, João Abreu espera alcançar, pelo menos, 320 municípios. A inteligência e a saúde caminham cada vez mais juntas.

Além de ser um dia de celebração pelos avanços recentes, o Dia Nacional da Saúde também serve para conscientizar e focar nos principais desafios a serem superados, especialmente na área da saúde pública. Para João Abreu, o maior problema atual no Brasil ainda está relacionado à prevenção: a cada 3 minutos, uma pessoa morre devido a falhas no sistema de saúde, totalizando 200 mil por ano. É necessário reduzir essas mortes evitáveis. Isso pode ser feito por meio de tecnologias simples para a prevenção de doenças.
O Brasil, graças ao SUS, possui um dos maiores bancos de dados de saúde pública do mundo, com cerca de 170 milhões de pessoas cadastradas, incluindo suas condições de saúde. Esses dados podem ser utilizados para auxiliar cada um desses indivíduos a lembrar de tomar medicamentos diariamente, realizar exames preventivos, monitorar sua saúde mental e identificar casos que necessitam de apoio.
João Abreu, co-fundador e diretor-executivo da ImpulsoGov, e seus colaboradores estão empenhados em melhorar o sistema de saúde pública do Brasil por meio da tecnologia e dos dados.

Confira outros Artigos do Nosso Blog

MAPA DE COBERTURA