Como restaurar um cartão de memória corrompido

Saiba mais sobre janelas no nosso canal no WhatsApp. O processo de recuperação de um cartão SD corrompido envolve o uso de ferramentas nativas de reparação do computador ou softwares especializados em recuperação de dados. Cartões de memória corrompidos podem causar interrupções na leitura ou gravação de dados, apresentar desempenho lento durante tarefas ou até mesmo excluir arquivos salvos anteriormente. É possível recuperar arquivos de cartões SD com pequenas corrupções de dados ou de cartões que foram formatados ou tiveram itens excluídos por engano. Quanto mais rápida a ação de recuperação, maiores são as chances de restaurar os dados. A seguir, algumas formas de recuperar arquivos de um cartão de memória corrompido em um PC com Windows.

Faça a verificação de erros no cartão SD corrompido no Windows:

1. Acesse as propriedades da unidade do cartão SD: Conecte o celular (com o cartão) ao computador via cabo ou use um adaptador para conectar o cartão SD através da entrada USB. Em seguida, abra a pasta “Este computador”, clique com o botão direito na unidade do cartão de memória corrompido e escolha “Propriedades”.

2. Iniciar a verificação de erros no cartão de memória: Selecione a aba “Ferramentas”, clique em “Verificar” e dê permissão para a verificação no pop-up de segurança que aparecer na tela.

3. Utilize o recurso “Reparar unidade” no cartão SD: Selecione “Reparar unidade” para recuperar o cartão SD e aguarde o processo de reparo automático do Windows.

Tente corrigir erros lógicos e físicos no cartão SD através do Windows:

O ChkDsk (Check Disk) é uma ferramenta de diagnóstico do Windows que oferece recursos mais avançados de recuperação. Seu uso é feito através do prompt de comando do computador com Windows.

1. Execute o Prompt de comando como administrador: Digite “Prompt de comando” na barra de pesquisa do Windows, clique com o botão direito e escolha “Executar como administrador”.

2. Verifique o cartão SD com o Check Disk: Digite o código chkdsk E: /f substituindo o “D” caso a unidade do cartão SD seja diferente e pressione Enter para corrigir o cartão SD corrompido.

Utilize um software para recuperar os dados do cartão SD corrompido:

Se a reparação com o Windows não resolver o problema, utilizar um software para recuperar o cartão SD é uma alternativa. O tutorial abaixo utiliza o aplicativo Recuva, gratuito para computadores.

1. Inicie o aplicativo Recuva para escanear o cartão SD: Abra o aplicativo Recuva no seu computador para recuperar os arquivos do cartão de memória corrompido.

2. Selecione a opção “All files” antes de iniciar a verificação: Escolha a opção “All files” para que a varredura busque por todos os tipos de arquivo e clique em “Avançar”. Em seguida, clique em “Avançar” novamente na janela que abrir.

3. Escolha a unidade do cartão SD e inicie a varredura: Defina a unidade do cartão na seção “Em um local específico” e clique em “Avançar” para recuperar o cartão de memória. O software iniciará a varredura e exibirá a opção “Recuperar” caso encontre dados no cartão corrompido.

Formate o cartão SD:

Formatar o cartão SD pode ser uma tentativa final, excluindo todos os dados salvos no cartão. No entanto, é possível utilizar softwares após a formatação para recuperar dados excluídos anteriormente.

1. Use o recurso “Formatar” do Windows no cartão SD: Abra a pasta “Este computador”, clique com o botão direito na unidade do cartão de memória e escolha “Formatar…”.

2. Defina os parâmetros da unidade e inicie a formatação: Configure os parâmetros para o sistema de arquivos e clique em “Iniciar” para restaurar o cartão de memória via formatação.

Não há como recuperar um cartão SD que não aparece no PC. As ferramentas nativas do computador e softwares de terceiros só podem escanear o cartão SD corrompido se ele for detectado no sistema. Para recuperar um cartão de memória pelo celular, é possível utilizar aplicativos especializados, mas é necessário estar ciente dos possíveis custos associados a eles. Não é possível garantir que um cartão SD não será corrompido, mas seguindo boas práticas de armazenamento e utilização, é possível minimizar os riscos de corrupção.

Confira outros Artigos do Nosso Blog

MAPA DE COBERTURA