Acontecimentos recentes na China
O teste estático de um estágio de foguete pela empresa privada Space Pioneer resultou em uma explosão catastrófica no domingo (30). A ocorrência aconteceu na cidade de Gongyi, na China. O teste em questão era para o primeiro estágio do foguete Tianlong-3.
De acordo com imagens captadas por civis, os motores foram acionados, resultando em uma decolagem não intencional. Poucos segundos depois, o módulo perdeu potência e colidiu com o solo, resultando em uma enorme explosão.
Os testes estáticos têm o objetivo de garantir a funcionalidade das estruturas durante o acionamento dos motores, sem envolver decolagem. O módulo do foguete chinês possui capacidade para voos orbitais, o que explicaria a grande quantidade de combustível e, consequentemente, a explosão de grandes proporções.
A empresa Space Pioneer divulgou um comunicado informando que, durante o teste, o foguete do primeiro estágio foi acionado normalmente, porém, devido a uma falha estrutural na conexão entre o corpo do foguete e a bancada de testes, o foguete se separou da plataforma de lançamento. O comunicado ainda menciona que o local do teste está distante da área urbana de Gongyi e não houve registro de vítimas.
Explosões em testes estáticos não são incomuns, pois servem justamente para evitar problemas durante o voo. No entanto, uma decolagem acidental, como a do Tianlong-3, é algo raro e sem precedentes.
A Space Pioneer tinha planos de utilizar o Tianlong-3 como sua versão do Falcon-9, o foguete de sucesso da SpaceX em lançamentos comerciais. Com a explosão, é possível que o programa sofra atrasos inesperados.
Fique por dentro das atualizações.